Press "Enter" to skip to content

Qual a melhor internet para usar VoIP?

Equipe Evence 0

Autor: Gian Silva

Isto é uma dúvida muito comum em quem deseja fazer a contratação do serviço de telefonia VoIP ou Pabx Virtual para sua empresa, muitos ficam receosos em saber o quanto de internet precisam e qual a qualidade da internet para que seja possivel ter um uso satisfatório. Estaremos neste artigo esclarecendo mais uma dúvida técnica muito interessante.

 

 

Codec:

Uma primeira coisa que é crucial para saber se o seu serviço VoIP irá ter performance, chama-se: CODEC, a grosso modo, o CODEC é responsavel por codificar as ondas sonoras em pacotes digitais que são transmitidos através da internet através do VoIP. Acontece que existe mais de um CODEC, iremos citar abaixo os mais conhecidos:

  • Alaw/Ulaw (G711)
  • GSM
  • G729

A principal diferença entre CODECS é a quantidade da compactação do áudio, por exemplo, o G711 é um codec sem compactação, ou seja, ele é puro e tem uma maior necessidade de internet, enquanto o G729 é um dos CODECS mais compactados que existem, sendo assim, consumindo menos internet. Porém, como disse, a diferença entre eles é a forma de compactação e quando se diz ÁUDIO, compactação esta diretamente atrelado a PERDA DE QUALIDADE. Quanto menos compactado o ÁUDIO for maior será a sua qualidade, porém, isto não quer dizer que não seja possivel utilizar o G729 por exemplo, dá para usar tranquilamente, no entanto, sente-se uma pequena diferença.

Comparando o G711 ao G729, com 30 chamadas simultaneas:

G711: 2.5Mbps de Internet

G729: 0.757Mbps de Internet

Conseguiu ver a diferença? Com o G729 consegue-se uma economia de quase 70% de consumo de internet, no exemplo foram 30 chamadas acontecendo, com menos chamadas a diferença de consumo fica quase irrisória.

 

Velocidade de Download/Upload:

Isto é um dos itens mais importantes para se salientar, o que é Download e o que é Upload e no que isto impacta no VoIP?

Download: É a velocidade que você tem para baixar coisas da internet para o seu computador

Upload: É a velocidade que você tem para enviar coisas do seu computador para a internet

Acontece que quando se usa internet residencial ou até mesmo empresa, que não é dedicada a velocidade de Upload é sempre menor que a Download, normalmente, em média de 10% apenas, por exemplo:

 

NET Virtua 60MB

Download: 60Mbps

Upload: 6Mbps

 

Vivo Internet 10MB

Download: 10Mbps

Upload: 1Mbps

 

Tim Live 35MB

Download: 35Mbps

Upload: 20Mbps

 

Você reparou bem? Quase todas as internet do tipo residencial/corporativo convencional tem a velocidade de UPLOAD bem inferior a de DOWNLOAD, neste caso, deve sempre se orientar pela velocidade mais baixa. sendo assim, seguindo o exemplo da Net Virtua, você tem capacidade de 6Mbps para VoIP.

 

 

Estabilidade de internet:

Para o uso com qualidade da internet para o VoIP o principal item é a estabilidade da internet, sendo assim, se existe muita ocilação ou queda de internet, é necessário que isto seja sanado antes da utilização do VoIP.

 

 

E a internet 4g?

A internet sem fio está avançando muito no Brasil e naturalmente a internet 4g tem obtido uma excelente qualidade, em resumo, em algumas regiões aonde tem boa qualidade é possivel a utilização do VoIP, no entanto, não é recomendado para uso frequente por conta da instabilidade que ainda ocorre neste tipo de tecnologia, porém, é um fato, já é possivel utilizar internet 4G para fazer chamadas via VoIP, mas pode ocorrer problemas!

 

Conclusão:

Nós chegamos a conclusão que com a evolução da internet no Brasil está viabilizando e muito a telefonia digital através da internet, no entanto deve sempre se atentar a qualidade da internet, a velocidade contratada e que não tenha instabilidades frequentes para a sua melhor experiencia com a telefonia VoIP.

 

>
Curta nossa página no Facebook