Já não é de agora que de alguma forma a Anatel tenta de alguma forma penalizar ou transformar a forma com que os Callcenters e Empresas de Telemarketing parem de fazer o uso abusivo das redes de telefonia convencional. Veja tudo sobre a resolução 752 da Anatel para callcenters:
O prefixo 0303 continua obrigatório?
Sim, e tudo começou há algum tempo atrás quando a Anatel obrigou que empresas de telemarketing fizessem o uso obrigatório do prefixo 0303 na frente de suas chamadas. O problema real da obrigação do uso do prefixo é que a responsabilidade da fiscalização havia ficado por conta da operadora, porém, a operadora não tem poder legal para investigar o tráfego e saber do que se trata, sendo assim, a operadora só poderia tomar alguma atitude mediante a algum tipo de reclamação.
Percebendo que o prefixo 0303 não estava surtindo o efeito necessário, na resolução 752 a Anatel decidiu:
Que qualquer tipo de chamada, após o atendimento, deve ser cobrada a partir do primeiro segundo.
Agora todas as chamadas são cobradas na cadencia 0/30/6.
Antes, apenas chamadas com mais de 3 segundos eram cobradas, formando a cadência 3/30/6.
O que mudou na prática com a resolução 752 da anatel?
Além de que agora todas as chamadas são cobradas na cadencia (0/30/6) e Que qualquer tipo de chamada, após o atendimento, deve ser cobrada a partir do primeiro segundo, sistemas como o discador automático da Evence que analisa a chamada durante os 2 primeiros segundos para verificar se é caixa postal, mensagem de operadora, voz automatica ou voz humana e baseada nesta analise decide se dá andamento ou desliga a chamada.
Então, antes, a analise da chamada não era cobrada e apenas as chamadas realmente produtivas eram tarifadas. Com a mudança, hoje todas as chamadas que passarem por este filtro pos-atendimento, sendo produtiva ou não, será cobrada.
Ou seja, o impacto financeiro para as empresas de Callcenter e Telemarketing pode ser de até 400% do valor em sua conta telefônica se manter as mesmas praticas de sempre.
O que fazer para não ser tão impactado pela resolução 752 da Anatel para callcenters?
Investimento em inteligencia de dados e enriquecimento de Mailing, com isto, o seu callcenter precisa fazer menos chamadas para atender a mesma quantidade de clientes.
Há estudos que com um mailing limpo, empresas de Callcenter e Telemarketing reduziram a agressividade de 10 para 1, para 3 para 1 e conseguiu manter o mesmo nivel de produtividade e assertividade, reduzindo o uso de recursos computacionais e aumentando cerca de apenas 30 a 40% em sua conta telefonica mesmo apos a medida penalizadora da Anatel.
Do contrário de várias outras empresas que estão vendo as suas contas telefonicas quadruplicar.
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