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Como reduzir o custo da telefonia no escritório de advocacia?

Sumário

Como reduzir o custo da telefonia no escritório de advocacia?

Os custos com a telefonia podem representar uma parcela significativa nas despesas de uma organização, principalmente aquelas em que as chamadas telefônicas são primordiais, como é o caso de um escritório de advocacia. Mas com a utilização da telefonia VoIP, é possível reduzir expressivamente esse custo.

Segundo matéria publicada na revista online TI Inside, um escritório de advocacia, localizado na Zona Oeste de São Paulo, resolveu investir em uma solução de telefonia IP. Após a implantação, o mesmo alega que reduziu em 50% os gastos com chamadas telefônicas para fixo e 30% os custos com ligações para celular. A elevada demanda de comunicação da empresa foi o principal motivador para a busca por alternativas mais baratas de telefonia, de acordo com o relato feito pelo gerente administrativo do escritório entrevistado.

Isso ocorre porque em vez de utilizar a infraestrutura das operadoras de telefonia convencionais, no VoIP a transmissão de voz é realizada via internet, e além de economizar com essa tecnologia, ela também proporciona diversos benefícios como mobilidade, segurança, flexibilidade e uma gama de integrações e serviços opcionais que agregam valor ao atendimento de escritórios de advocacia.

O objetivo deste artigo é explicar de forma geral, como funcionam as ligações via VoIP e quais são as vantagens da implantação do sistema em escritórios de advocacia. Confira!

Como funciona a ligação via VoIP?

A tecnologia surgiu no começo dos anos 2000, mas como ela evolui junto com as conexões de dados, torna-se cada vez mais segura e efetiva, alem de muito mais acessível que a telefonia convencional.

O VoIP funciona como um telefone convencional, porém utiliza a rede de internet existente como meio de transmissão da voz.

Muitos escritórios de advocacia já buscam alternativas para a implantação de um sistema VoIP mais robusto e integrado com softwares que potencializam o atendimento ao cliente, ou seja, um sistema com uma estrutura modular com escalabilidade e funcionalidades como identificação de chamadas, gravações de ligações, relatórios e atendimento automático.

Quais são as vantagens do VoIP para escritórios de advocacia?

Existem inúmeras vantagens na utilização VoIP como solução de telefonia em escritórios de advocacias. Conheça algumas:

Baixo Custo

Sem dúvidas, o baixo custo é uma das vantagens mais importantes do VoIP, a possibilidade de reduzir a conta telefônica em ate 70% tem feito muitas empresas adotarem essa tecnologia.

As ligações entre telefones VoIP são praticamente gratuitas, o que elimina o custo de chamadas internas e até mesmo filiais em cidades ou países diferentes. As chamadas para telefones tradicionais também possui um custo de até quatro vezes mais barato quando comparado à telefonia de operadoras convencionais.

Mobilidade

Com o VoIP, é possível realizar ligações de qualquer lugar do mundo, com dispositivos bem diversificados, incluindo computadores e celulares. Essa mobilidade traz mais comodidade para os usuários e simplifica a utilização da telefonia da equipe.

Em uma viagem de trabalho, por exemplo, um advogado pode continuar utilizando o mesmo sistema de VoIP do escritório, basta ter uma conexão com a internet para que isso ocorra.

E a mobilidade também reflete em custos menores, já que não é preciso pagar por pacotes interurbanos ou internacionais e roaming nas ligações.

Integração com diversos serviços

A facilidade de integração do VoIP com serviços e ferramentas variadas é mais um diferencial importante dessa tecnologia.

Existem inúmeros softwares e aplicativos capazes de executar as mais diversas funções, que vão desde a distribuição automática de ligações no escritório até a gravação de chamadas e atendimento automático diminuindo o tempo de espera das chamadas receptivas dos clientes.

Infraestrutura simples

Quando comparada com a telefonia convencional, o VoIP conta com uma infraestrutura bem mais enxuta e simplificada.

Os equipamentos para o VoIP são normalmente mais acessíveis e versáteis que os analógicos, reduzindo o investimento na hora da implementação dessa infraestrutura e também os gastos com manutenção ao longo de sua vida útil.

Escalabilidade

O VoIP é um sistema totalmente escalável diferentemente da telefonia tradicional, enquanto em um escritório de advocacia com estrutura analógica o aumento da produtividade dependeria da disponibilização de novas linhas e uma possível troca de peças fundamentais da infraestrutura como o PABX, com uma estrutura VoIP o investimento para isso seria bem menor e sem burocracias.

Para a admissão de novos advogados no escritório, basta realizar ajustes de software e, em alguns casos, aumentar a capacidade da banda larga local. Os sistemas de VoIP são bem mais flexíveis e se ajustam a demanda com mais facilidade.

E aí, gostou de conhecer as vantagens da ligação via VoIP para o seu escritório de advocacia?

Clique abaixo e conheça mais a respeito:

 

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