Muitas vezes deixado de lado e negligenciado pelos empreendedores, o pós-venda se mostra cada vez mais, uma etapa crucial para o sucesso do negócio. Num cenário de crise econômica, em que os consumidores pesquisam mais sobre os produtos, ter um diferencial nessa etapa pode garantir a boa experiência e fidelização deles. Isso porque o pós-venda é o início de uma nova venda e não só isso, o início de um relacionamento da empresa com o cliente.
Embora o nome seja auto explicativo, nesse artigo vamos falar da importância e os motivos para que você invista no seu relacionamento com cliente, na etapa que sucede o ato da venda. E não, quando falamos de “investir”, não é somente na parte financeira, mas em todos os meios possíveis para reter o comprador. Ora, gastar dinheiro para captar clientes e não fidelizá-los é, a longo prazo, perder dinheiro.
O que você transmite aos seus consumidores?
Você já sabe? Se não sabe, significa que o seu pós-venda não é bem feito. Preste atenção, não é “o que você acha que sua empresa transmite aos seus consumidores?”, mas sim o que de fato eles pensam. É por isso que um bom relacionamento com o cliente constrói uma relação sólida e duradoura, capaz de melhorar sua empresa atendimento após atendimento, ano após ano.
O pós-venda não necessariamente significa empurrar um novo produto ou serviço ao cliente, é muito mais profundo, significa criar um vínculo, um relacionamento de longo prazo. Em outras palavras, você não quer apenas passar uma noite com o seu cliente (um produto ou serviço), você quer construir uma história ao lado dele (vários produtos ou serviços).
Como tem sido a relação da sua empresa com os seus clientes? Há relacionamento de longo prazo?
Como garantir a boa experiência do cliente no pós-venda?
Para um pós-venda eficiente é necessário, antes de tudo, entender o cliente, traçar um perfil do comprador, com os seus gostos, desejos e ambições. Após a compra ser feita, alguns procedimentos garantem um bom relacionamento:
1. Salve os dados do cliente e o informe disso:
É fundamental ter a salvo o e-mail e o número do celular do cliente para futuros contatos. No entanto, não esqueça de informá-lo disso, por dois motivos: criar o efeito de expectativa no consumidor e deixar ciente para aqueles que são mais contrários a ideia de receber novas ligações que poderão recebê-las, mas de forma rápida e sem enrolação.
2. Mostre gratidão e prestatividade após a compra:
Ter empatia e saber ouvir o cliente fazem parte de um bom atendimento.
Ligue para agradecer a compra e garantir que tudo ocorreu como o planejado, se houve algum problema, resolva rapidamente. Destaque que a empresa está pronta para ajudar no que for necessário e que a satisfação dele é a prioridade do negócio.
3. Faça ligações periódicas para oferecer novos produtos e soluções:
Periodicamente selecione alguns produtos que tenham relação com o perfil do cliente e os ofereça com condições especiais. Isso vai gerar mais empatia e confiança dele para com o seu negócio.
4. Peça uma avaliação sincera do cliente:
Peça um comentário para o cliente sobre o atendimento e sobre o produto. Com base nisso busque formas de aperfeiçoar o seu negócio.
5. Utilize um PABX virtual para melhorar o atendimento ao cliente no pós-venda:
Para realizar um bom pós-venda é preciso uma boa ferramenta para manter o contato. Com a telefonia em nuvem da Evence, a sua rede telefônica é transferida para a internet, ficando disponível em nuvem (on-line). Assim, a estrutura física não é mais tão indispensável para o êxito na entrega de resultados e bom atendimento. Com um bom sistema de comunicação e uma boa internet é possível criar um ambiente de trabalho eficiente e produtivo. Clique aqui e saiba mais sobre a ferramenta que pode melhorar poderosamente o seu pós-venda.
Com o PABX virtual o bom atendimento é garantido de qualquer lugar, mesmo em home-office.
E aí? Gostou das dicas? Como tem sido o seu pós-venda?
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