Press "Enter" to skip to content

As 3 verdades que todos os novos empresários tem que saber

Equipe Evence 0

Hoje em dia devido a muitas incertezas politicas e economicas muitos profissionais devido a necessidade acabaram se agarrando ao empreendedorismo como meio se sobreviver e pode extrair a renda de sua familia através do empreendedorismo.


O problema disto é que infelizmente  boa parte desta nova “fornada” de empreendedores não puderam se preparar ou planejar esta mudança gerando assim muitas incertezas e até muitas dificuldades em manter o seu negócio em pé e pensando nisto decidi desenvolver este material que é BASICO, mas que irá te induzir a pensar em items que talvez não esteja vendo hoje.

 

1) SEU NEGÓCIO TEM MAIS DEPARTAMENTOS QUE IMAGINA

Talvez o seu negocio seja familiar dentro da sua propria casa, ou talvez menor, sendo somente você. No entanto ainda assim você precisa ter uma visão ampla de todos os departamentos para que o seu negocio possa crescer e principalmente os seguintes departamentos:

Financeiro: Cuidados com o depto financeiro, principalmente no começo da caminhada é importantissimo, um dos setores mais importantes do seu negócio. Cuidados com contas a pagar para evitar multas e juros (principalmente impostos) e também com os recebiveis de seus clientes são peças chave no controle financeiro do negócio.
E tem mais, ainda se o seu negocio estiver indo de vento em poupa é extremamente importante que você passe a poupar para poder reinvestir e aproveitar possiveis oportunidades de negócios futuro. O mega empresário Flavio Augusto (vide WiseUP, Orlando City dentre outros) diz que se for possível 50% do seu lucro ficar para reinvestir seria o cenário ideal para o crescimento.

Marketing: Uma das partes mais negligenciadas de todos os negocios e normalmente seguida do motivo financeiro para nao execução, lembre-se: feito é melhor que perfeito. Claro, que o ideal é que seja feito por um profissional de marketing que irá saber te orientar do que é melhor para o seu negócio, no entanto, se a verba tá curta busque saber que é o seu publico alvo (Avatar) e descubra como você pode chegar até eles, mesmo que seja midia fisica (folhetos, anuncios e etc) ou digital (redes sociais, sites e etc). Marketing é uma ponta muito importante da sua empresa, nao há deixe de lado

Comercial: Outro setor negligenciado por muitos, o setor comercial ou de vendas é tão importante quanto o marketing e o financeiro, é ele que gera relacionamentos e transforma em vendas, independente do seu publico alvo, pessoas fazem negócios com pessoas, esteja apto e capaz de atender seus interessados em comprar seu produto ou serviço e também se capacite em buscar novas vendas ativamente. Esteja pronto para qualquer pergunta e de prontidão para o seu futuro cliente.

RH: RH de uma pessoa só? Pois é, até se vocẽ for um Micro Empreendedor Individual você precisa cuidar do RH, ainda que pequeno, você tem obrigações como pagamento do seu INSS, beneficios (caso haja convenio ou algo do tipo) e até mesmo de itens da condição de trabalho, como EPIs, ferramentais e etc. Cuidar de pessoas na empresa é importante, independente se é só você ou mais de mil funcionários.

Operações / Fluxo de trabalho: Sendo comercio ou serviço, é necessário que o fluxo de trabalho, do começo ao fim esteja muito claro, sendo assim, desenhe como é o atendimento ao seu cliente e quais os requisitos para sucesso e crie estes processos. Com processos bem definidos você tem maior agilidade e o seu cliente fica mais satisfeito sabendo como está sendo atendido. Isto reduz stress e mantém tudo em ordem.

 

2) A CRISE SEMPRE EXISTIU E SEMPRE IRÁ EXISTIR: Acostume-se!

A crise nada mais é que uma ressaca de alguma transação mal sucedida no mercado, o que acontece é que os países nos aspecto geral, inclusive o Brasil são interconectado com mercado estrangeiros sendo direta ou indiretamente (devido a taxas de juros, cotação de dolar e comodities no geral). Sendo assim, independente do presidente, da camara de deputados, do senador e até do seu prefeito preferido, entenda que: CRISE EXISTE E SEMPRE EXISTIRÁ. A crise não é a tempestade no mar, mas sim a maré que faz o barco balangar, então, entenda que mesmo em meio a crise é possivel andar para frente, só depende do capitão que é VOCÊ!

 

 3) COMO LIDAR COM A CONCORRÊNCIA

Bem, isto é um assunto bem complexo, boa parte dos empreendedores nem sempre sabem lidar com a concorrência, tão menos se destacar em meio a todos os seus concorrentes. A forma do destaque depende muito do nicho de mercado e do tipo de produto. Mas já deixando bem claro, que nem sempre o melhor preço ganha, mas sim a melhor qualidade na entrega. É ideal que você saiba quem são os seus clientes e quais os perfis que eles tem (que normalmente também pode variar de região para região).

Então a forma mais correta de lidar e se destacar entre as concorrentes é entender o perfil do seu cliente e entregar algo melhor no quesito que ele procura, coisa que nem sempre é preço, mas as vezes atendimento, variedade, forma de pagamento ou até mesmo horários flexiveis. Invista no seu cliente e deixe a concorrência para trás.

 

CONCLUSÃO:

Não é impossivel ser empreendedor no Brasil, muitos reclamam porque não se esforçam para crescer o suficiente para alcançar os sonhos. Existem pessoas fracassando no Estados Unidos e pessoas vencendo na África, tudo depende de você!

>
Curta nossa página no Facebook