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Como analisar a performance de seu colaborador de vendas?

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Como analisar a performance de seu colaborador de vendas?

Todo empreendedor quer melhorar suas vendas, gostando ou não, a área de vendas é o pulmão de todo negócio. Se o McDonald ‘s não vender hamburger, ele quebra. Se a Fiat não vender carros, ela quebra também. Não importa o tamanho do negócio, vender é essencial. Daí também a importância de uma boa equipe de vendas.

Todo negócio precisa vender. Até o McDonald’s se não vender, quebra

Algumas empresas possuem certa dificuldade em avaliar os resultados de seus colaboradores de vendas, ficando perdidas em meio a resultados ruins. Aumentar o desempenho do vendedor tem relação direta com uma avaliação do desempenho atual e pontos de melhoria e ajustes para o futuro.

Neste artigo vamos mostrar de forma simples da importância e as maneiras de analisar a performance individual dos vendedores da sua equipe. Leia até o final!

A importância de um bom time de vendas

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que existem diferentes perfis de empreendedores: Há alguns que gostam e se dão muito bem na área comercial, que amam vender o tempo todo; mas há também aqueles mais técnicos, gestores que tomam conta da operação. Se você for um empreendedor com perfil comercial, ótimo, está no caminho certo. Se não é, é essencial que tenha algum colaborador na área de vendas com dedicação integral a ela.

O departamento comercial é um dos principais setores do negócio. Uma equipe de vendas bem estruturada é fundamental para alcançar bons resultados e evitar problemas que prejudiquem a empresa.

A equipe de vendas de uma empresa é sua principal forma de adquirir novos clientes.

3 principais erros na hora de analisar a performance do time de vendas

  1. Não ter KPI’s

O primeiro erro é não contar com os Indicadores de desempenho ou KPIs (Key Performace Indicator), que funcionam para medir o desempenho do seu negócio e de sua equipe. Além disso, não saber quais métricas são relevantes para a sua análise pode tornar sua avaliação um completo fracasso.

  1. Não saber em qual estágio está o consumidor

Não distinguir os estágios de vendas faz com que muitas vezes o vendedor perca a venda. A abordagem do colaborador de vendas depende muito do nível de consciência e etapa que o cliente está naquele momento. Por isso, é importante levar em conta e para análise esse fator.

  1. Não ter uma ferramenta inteligente

Só um gestor não tem tempo hábil para analisar sozinho todos os dados e KPI’s. Além do tempo demandado, uma só pessoa analisando possibilita maiores chances de erros. Por isso, é bom que se faça uso softwares auxiliares, que vão desde uma simples planilha de Excel até um CRM.

Quais ferramentas você tem utilizado nas suas análises? 

3 técnicas para melhorar o desempenho da sua equipe de vendas

1. Avaliação por objetivos

Esse tipo de análise por objetivos, cria um senso de tribo no seu time, de forma que a própria equipe se torna co-criadora na hora de traçar seus objetivos,  bem como o prazo para alcançá-los.  Ao final do tempo estabelecido, os vendedores e os gestores revisam o cumprimento das metas, o número de vendas geradas e o faturamento obtido. Então o gestor direciona os rumos que a equipe precisa tomar para que aumentem seu potencial dentro da empresa.

2. Autoavaliação de desempenho

Na autoavaliação o colaborador é incentivado a listar suas fraquezas e pontos fortes. Em uma segunda etapa do processo, ele discute essa autoanálise com seu líder. Assim, juntos, colaboradores e gestores podem procurar as soluções para eliminar possíveis defeitos e melhorar os processos. Mas é indicada somente para equipes com maturidade elevada, já que o processo deve ser honesto, mas sem ser crítico ao extremo.

3. Escala gráfica

A escala gráfica é uma das ferramentas mais tradicionais. É uma tabela em que, em uma coluna, são enfileiradas as habilidades que serão avaliadas, como criatividade, pontualidade, trabalho em equipe, entre outras. Nas demais colunas, serão inseridos valores para cada habilidade. Podem ser divididos, por exemplo, entre excelente, bom, regular, ruim e péssimo.

Para atender bem os seus clientes é crucial ter uma boa telefonia em nuvem. O PABX Virtual da Evence é um sistema de qualidade e com excelente custo benefício.

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