Em todo negócio de sucesso, os líderes e a equipe devem estar alinhados, com um mesmo objetivo. O líder tem o poder de conduzir e influenciar a equipe a alcançar as metas estabelecidas, da melhor maneira possível: engajando o seu time. Quando bem engajados, o líder e a equipe demonstram uma relação de confiança, seguindo os mesmos valores e objetivos do negócio.
Esse princípio de liderança engajada com a sua equipe era muito utilizado por Steve Jobs. Em 1997, quando retornou à Apple, ele disse:
“Estamos aqui para colocar uma marca no universo”.
Ele, como líder, queria colocar sua empresa na história. Obviamente, não são todos os colaboradores de qualquer empresa que precisam ter a ambição de mudar o mundo com seu trabalho.
No entanto, Jobs entendia que um profissional engajado se sente realizado no exercício de suas atividades. Suas atribuições são compatíveis com sua visão de propósito pessoal e, por isso, garantem um significado especial à sua vida. Afinal de contas, é importante que para o bom desempenho do colaborador, ele entenda o propósito daquele serviço. Dizia Jobs:
“Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única forma de se sentir plenamente satisfeito é fazendo um bom trabalho. E o único jeito de fazer um bom trabalho é amando o que faz.”
Por esses motivos, os líderes devem investir tempo no relacionamento com os funcionários, ouvindo e dando os feedbacks necessários para a melhora constante. Quando uma equipe está engajada, ela está mais motivada, produtiva e determinada.
Diante disso, como fazer o engajamento da sua equipe crescer
1. Reconheça os talentos dos funcionários
“Elogie publicamente seus funcionários pelo trabalho bem feito. Quando for a hora de dar um feedback, faça isso particularmente. Ninguém gosta de ser envergonhado perante seus colegas.” – Kim Littlefield, vice-presidente sênior da Keystone Partners.É importante demonstrar, sempre que possível, uma congratulação sincera pelos esforços de seus colaboradores. Reconhecendo, inclusive, publicamente em uma reunião o contentamento com o trabalho que vem sendo feito. Esse tipo de atitude aumenta o engajamento porque faz os funcionários se sentirem valorizados, felizes e confiantes.
2. Valorize as pessoas
O coração de toda empresa são os seus colaboradores. É por isso que funcionários felizes e engajados são capazes de fazer grandes coisas. Portanto, valorize sua equipe, mostre-os que são importantes e capazes. Converse olhando nos olhos, não apenas por e-mail ou por mensagens. Conversas cara a cara com seus funcionários ajudam a aumentar o engajamento e transmitem confiança. Valorize seus funcionários também, dando autonomia para tomarem decisões, explorando o potencial individual de cada um.
3. Comunique-se dando feedbacks constantes
A liderança exige diálogo, conversas e feedbacks. Mantenha sua equipe engajada dando feedback regularmente. Dê suporte, fale palavras de apoio, dê dicas para aumentar a performance, corrija o que precisar. Sua comunicação deve ser clara, mantendo sua palavra. Importante: Não prometa o que não pode cumprir. Um dos pilares para uma equipe bem engajada é sentir confiança em sua liderança. Uma equipe desconfiada se torna desanimada. Manter sua palavra manterá seus colaboradores satisfeitos em ajudar. Comunicar-se com clareza deixará seus funcionários firmes no propósito e valores da empresa.
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