Evence Telecom: Pabx Virtual

O que é o protocolo SIP?

Sumário

O que é o protocolo SIP?

Autor: Gian Silva

Para quem já pesquisou sobre VoIP ou sobre Telefonia via Internet já deve ser ouvido falar sobre o termo SIP ou Protocolo SIP. Pois bem, neste artigo estarei explicando mais detalhadamente sobre este protocolo e para que ele serve no cenário de Telefonia via Internet.

O termo SIP vem de “Session Initialize Protocol” ou seja, Protocolo de iniciação de sessão, este protocolo é muito utilizado para o uso da telefonia ip, ele é responsavel por garantir o inicio de um fluxo de chamada através da internet. Este protocolo é um protocolo de código aberto, ou seja, gratuito, que utiliza o modelo de “requisição-resposta” (similar ao HTTP) para iniciar (e naturalmente terminar) a comunicação entre dois pontos.

O modelo de “requisição-resposta” parte do principio que para qualquer tipo de requisição ou “dialogo” a previsto algum tipo de resposta, justamente para que seja possível delimitar um dialogo tecnologico saudavel e também evitar problemas de comunicação.

Graças a utilização do modelo de “requisição-resposta” é que possivel a plena implementação do SIP com UDP, partindo do principio que é possivel garantir o controle através da resposta, mesmo não utilizando o conceito do TCP.

Aqui abaixo demonstramos um exemplo de um “bate-papo” (requisição-resposta) SIP:

No exemplo acima foi aberto uma requisição para “bob” no servidor: “aboutsip.com” (exemplo), o servidor retornou o código “100 – trying” que é uma resposta padrão para algo como: “Ok, recebi, irei tentar”, em seguida, o servidor retorna “180 – ringing”, ou seja, “estou tocando (ainda em resposta para o invite)”, quando após isto, envia o código “200 OK”, que significa o atendimento deste canal.

Com isto o originador retorna o comando “ACK” ou seja, “Aceito”.

Posteriormente o receptor envia um comando de “Bye” para encerrar a chamada e o originador retorna com “200 OK”.

É perceptivel no dialogo acima o dialogo claro de “requisiçao-resposta” controlando o vai e vem da chamada e garantindo o pleno controle e assertividade da chamada.

 

A ORIGEM DO SIP:

O SIP foi criado em meados de 1990 aonde o único protocolo que possibilitava algum tipo de transmissão parecida era o H323, que já fazia a transmissão de áudio, no entanto o H323 tinha algumas deficiências (que não tratarei neste artigo) e com isto, já era se pensado em um substituto aos problemas do H323, ai então surgindo o SIP.

O SIP foi feito para a internet (justamente por isto baseado em outros protocolos até hoje usados como o HTTP ou SMTP) e justamente por isto ele é capaz de tratar alguns itens importantes como QOS (Qualidade de serviço: Aonde você pode priorizar o tráfego SIP em roteadores e etc) e também suportar tratativa de NAT, aonde o local que é utilizado o serviço não tem um IP PUBLICO disponivel, passando o tráfego através de um roteador.

 

PADRONIZAÇÃO:

O SIP é padronizado através de uma RFC, a RFC3261 (você pode ver o conteúdo dela aqui ), sendo assim os dispositivos que utilizarem este protocolo tem que seguir todos os parametros pré-estabelecidos na RFC para que haja plena compatibilidade com as plataformas.

 

MUITO ALÉM DO TELEFONE:

Através do protocolo SIP também é previsto além de AUDIO, também VIDEO, ou seja, já é possivel efetuar VIDEOCHAMADAS através do protocolo SIP (inclusive nossos produtos de Pabx já suportam esta tecnologia CONSULTE NOS ).

 

SIP: NO MERCADO ATUAL:

Hoje no mercado atual o SIP já é muito difundido, não somente no cenário VoIP mas no cenário de telefonia convencional, operadoras já tem oferecido telefonia convencional através do SIP, além de interconexão entre operadoras já estar sendo realizadas via SIP.

 

SIP e a EVENCE:

Nossas soluções já contam com suporte nativo a SIP e nossos profissionais técnicos já estão amplamente capazes a te auxiliar em suas necessidades neste novo mundo. Venha para quem é especialista em telefonia IP, venha para quem realmente conhece sobre VoIP, vem pra Evence!

Evence Telecom

Evence Telecom

Conheça nossas soluções para o seu negócio.

Telefonia moderna e descomplicada para o seu negócio

Solicite o contato de um especialista

Ligue agora para (11) 4210-5000 ou (62) 3142-0449 e mude a forma como sua empresa se comunica hoje mesmo.

Conteúdo com dicas e novidades para você!